A Comissão Organizadora e a Comissão Científica tornam público o resultado da seleção de trabalhos aprovados para o WTICIFES 2024.

Agradecemos pelos mais de 120 trabalhos enviados. Foi a maior número de trabalhos submetidos em uma edição do WTICIFES. Isso mostra o quanto nossas instituições estão produzindo e as equipes motivadas por compartilhar esse conhecimento. Para saber mais sobre a submissão, leia nosso Boletim 03/2024.

Tentamos acomodar o maior número possível de trabalhos. Se o seu trabalho não constar na lista de aprovados, não se preocupe, você é bem vindo(a) a participar do evento. 

Observação: Ainda nesta semana, enviaremos à primeira autora (ou ao primeiro autor) a carta de aceite acompanhada do modelo de apresentação. Para os trabalhos aprovados na modalidade pôster, disponibilizaremos também um modelo e as instruções necessárias para o envio.

Esperamos vocês no evento!


Aprovados para modalidade: Comunicação Oral

🆕Link das apresentações: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/121SJ-KnTEMYQECdw3byVfa06zrnFLnlB

05/06/2024 das 9h30 às 10h30 – Sessão Técnica 1: Gestão de Projetos de TIC1 – Matriz RACI: uma proposta de responsabilidade compartilhada aplicada às contratações públicas de TI (UFMT)
2 – SIPLAM – Uma ferramenta desenvolvida para apoiar a gestão do Plano de Metas da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
3 – Inova Sistemas: estratégia para inovação e atualização tecnológica de sistemas, aplicativos e serviços digitais da UFG (UFG)
4 – Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de Modelagem de Processos: Lições Extraídas de Experiências da UFRGS (UFRGS)
05/06/2024 das 9h30 às 10h30 – Sessão Técnica 2: Inovação e Transformação Digital1 – Experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação (UNIFESP)
2 – Desenvolvimento de um novo Portal de Dados Abertos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
3 – Implantação de acessibilidade visual em aplicativos da UFRN (UFRN)
4 – Atendimento ao usuário por chat: relato da implementação e transformação da experiência de atendimento (UNIFESP)
05/06/2024 das 11h00 às 12h00 – Sessão Técnica 3: Gestão, governança de TI, gestão de riscos, e compliance1 – Experiência de Aquisição e Gestão de Soluções de TIC com Equipe Reduzida (UFMA)
2 – Aplicando OKR ao PDTIC da UFRN (UFRN)
3 – DRISC: Um Dashboard para Gestão de Riscos em TIC (UFRGS)
4 – Governança e Gestão de TI: o impacto do apoio da Alta Administração (UFMS)
05/06/2024 das 11h00 às 12h00 – Sessão Técnica 4: Sistemas de informação1 – Sinpeg – Ferramenta de Apoio à Síntese do Relatório de Gestão da UFPA (UFPA)
2 – Saúde com Agente: desafios tecnológicos para execução de cursos para 200 mil alunos (UFRGS)
3 – Sistema de Autenticação Única da Universidade Federal de Uberlândia – Login com Gov.br e IDUFU (UFU)
4 – Experiência no uso de ferramenta de avaliação de acessibilidade nas páginas da Unifesp (UNIFESP)
05/06/2024 das 17h00 às 18h00 – Sessão Técnica 5: Gestão, governança de TI, gestão de riscos, e compliance1 – Método para Execução e Monitoramento do PDTIC na UFMA (UFMA)
2 – Monitoramento computacional como instrumento de gestão e governança de TI (UFSCAR)
3 – Utilização de ferramenta de coleta de sugestões e priorização para apoio no planejamento de TI (UFMT)
4 – Sistame de Avaliação Externa da UFMS (UFMS)
05/06/2024 das 17h00 às 18h00 – Sessão Técnica 6: Infraestrutura computacional, conectividade, e redes de computadores1 – Implementação de um Cluster HPC usando containers Singularity (UFSCAR)
2 – Migração de Sistemas On-Premises para a Nuvem: Um Estudo de Caso Utilizando Kubernetes na AWS (UFSCAR)
3 – Solução de baixo custo para a extensão de redes de Campus para unidades remotas (UFRGS)
4 – Monitoramento institucional de câmeras de segurança através de um sistema de baixo custo e software livre (UFRGS)
05/06/2024 das 18h00 às 19h00 – Sessão Técnica 7: Inovação e Tecnologias Emergentes (IA, Automação) + Metodologias de PGD e Teletrabalho1 – Relato da Implementação do Programa de Gestão na Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
2 – CapIOT: Rastreamento de Veículo Coletivo da UFMS Utilizando LoRaWAN (UFMS)
3 – Inovação em Práticas de Gestão de Infraestrutura Tecnológica: Estudo de Caso (UFMS)
4 – SmartGLPI: Solução de Inteligência Artificial para Automação de Busca e Comparação em Centrais de Suporte. (UFSJ)
05/06/2024 das 18h00 às 19h00 – Sessão Técnica 8: Gestão por Processo: metodologias, governança de processos e aplicações práticas1 – Estratégias para o Engajamento das Pessoas na Implantação da Gestão por Processos na UFCSPA (UFCSPA)
2 – A interdependência entre Gestão de Riscos e Mapeamento de Processos contribuindo para a Integridade e a Governança Institucional na UNIPAMPA (UNIPAMPA)
3 – A implementação de um Serviço de Gestão Integrada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
4 – Alinhamento de processo de negócio como estratégia de governança corporativa: estudo de caso (UTFPR)
06/06/2024 das 9h30 às 10h30 – Sessão Técnica 9: Inovação e Transformação Digital1 – Plano de Transformação Digital da UFMS (UFMS)
2 – PagUFS: Uma Solução para Integração do PagTesouro aos Sistemas Institucionais de Gestão (UFS)
3 – Transformação Digital: Automação da Coleta de Dados de Propriedade Intelectual da UTFPR (UTFPR)
4 – Suporte remoto com software Open Source em universidade brasileira multicampi: análise de implementação e solução para além das fronteiras físicas (UFJ)
06/06/2024 das 9h30 às 10h30 – Sessão Técnica 10: Segurança da Informação e Gestão da Privacidade1 – Rede WORKCOLAB: Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações (UFPE)
2 – Adequação à LGPD na UFBA: Uma Perspectiva do Núcleo de Segurança da Informação através do Projeto Piloto UFBA/RNP (UFBA)
3 – Programa de Conscientização em Segurança da Informação e Comunicações na UFPE (UFPE)
4 – Fortalecendo a Resposta e Prevenção a Incidentes Cibernéticos: Um Estudo de Caso na UFMS (UFMS)
06/06/2024 das 11h00 às 12h00 – Sessão Técnica 11: Sistemas de informação1 – A Importância da Base de Conhecimento na TI (UFCA)
2 – Aperfeiçoamento do Processo de Coleta e Envio das Informações ao Censo da Educação Superior (UFPA)
3 – SAAD – Um Sistema para Acompanhamento das Atividades Docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (UFOPA)
4 – Rumo à Universidade Observável: Uma Abordagem para Monitoramento e Otimização da Tecnologia na UFAL (UFAL)
06/06/2024 das 11h00 às 12h00 – Sessão Técnica 12: Gestão por Processo: metodologias, governança de processos e aplicações práticas1 – Evolução do M3P e Resultados após Sete Ciclos de Avaliação na UFCSPA (UFCSPA)
2 – Levantamento de Dados sobre Escritórios de Processos: Um Estudo Exploratório da Força de Trabalho nas Universidades Federais Brasileiras. (UFSM)
3 – Implementação e resultados da gestão de processos aliada à gestão de riscos na UFMS (UFMS)
4 – Entidades Objetos de Custeio para Apuração de Custos em Instituições Federais de Ensino Superior (UFPR)

Aprovados para modalidade: Pôster

🆕Link do Poster: https://drive.google.com/drive/folders/1iLrFgaZ5J9geJ5ZvhAxWL6psp2r3axSh?usp=sharing

05/06/2024 das 10h30 às 11h00 – Sessão Pôster 1: Inovação e Transformação Digital1 – A Utilização do GLPI como Gerenciador de Tickets e os Benefícios da Integração com o OCS para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). (UFCSPA)
2 – Design System e Atomic Design: Desenvolvendo identidade visual para aplicativo móvel da UFCSPA (UFCSPA)
3 – Conheça A UFMA: Uma Solução Para O Fomento Do Empreendedorismo Universitário (UFMA)
4 – Uma Arquitetura De Apoio Ao Ensino Distância: O Projeto UFMA Virtual (UFMA)
5 – Análise de riscos para modelagem do processo de adesão e acompanhamento do PGD (UFMT)
6 – FicaUAI: Ferramenta De Inteligência Artificial Para Previsão De Evasão Universitária. (UFSJ)
7 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Classificação de Projetos Institucionais (UFSM)
8 – ASSINA@UFVJM: uma plataforma para assinatura digital de documentos acadêmicos (UFVJM)
9 – Siex 2.0: Intregação e inovação na gestão de ações de extensão e cultura (UNIFESP)
10 – Relatórios interativos como ferramenta de gestão e transparência (UNIPAMPA)
05/06/2024 das 16h00 às 16h30 – Sessão Pôster 2: Sistemas de informação1 – Sistema de Plano de Ensino da UFCSPA (UFCSPA)
2 – Novo Sistema Acadêmico da UFG: uma abordagem inovadora para concepção de uma arquitetura de microsserviços (UFG)
3 – Universidade e Democracia: aprimoramento no processo e na infraestrutura computacional do sistema de votação eletrônica Helios Voting para garantir a inclusão e a segurança nas eleições da UFLA. (UFLA)
4 – SISU UFPel: uma solução interna para controle e matrícula de candidatos (UFPEL)
5 – Sistema de Teletrabalho da UFRGS (UFRGS)
6 – Sistema do Serviço da Web do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFRJ (UFRJ)
7 – Relato de experiência : desenvolvimento de aplicativo utilizando tecnologia no-code (UFVJM)
8 – Atualização do Joomla 3 para a versão 5. (UNIFESP)
9 – Relato de experiência do desenvolvimento e implantação do GAP PGD na Unifesp (UNIFESP)
10 – Desenvolvimento do Sistema de Seleção Discente – Módulo Administrativo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
06/06/2024 das 10h30 às 11h00 – Sessão Pôster 3: Gestão1 – Café com Processos: a trajetória da iniciativa na UFABC, avanços e obstáculos (UFABC)
2 – Painel de indicadores para o monitoramento do Planejamento de Aquisições de TIC: Uma abordagem voltada para a transformação digital e inclusão. (UFC)
3 – Identificação e validação de processos de negócio: a metodologia aplicada na UFCA (UFCA)
4 – Plano de Dados Abertos da UFG – 2023/2025: uma nova abordagem de elaboração apoiada pela participação social (UFG)
5 – A BPM como elemento estrutural na implantação do “Sistema de Gestão da Privacidade” da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Um estudo de caso do Escritório de Governança em Processos, Riscos e Integridade. (UFJF)
6 – Análise e Experiências da Implantação da Gestão por Processos na UFMA (UFMA)
7 – SIMPLIFICA UFMS: Aliando Gestão de Projetos, Processos e Riscos para uma Administração Pública Eficiente e Inovadora (UFMS)
8 – Painéis de Modelagem e Arquitetura de Processos (UFPR)
9 – Iniciativas e Desafios da Governança de TI na Universidade Federal do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência (UFRJ)
10 – Relato da Experiência da Unifesp na Concepção de Um Plano Diretor de TIC Baseado em Gestão de Riscos (UNIFESP)
11 – Análise Sistemática do Setor de Tecnologia da Informação de Uma Instituição Federal de Ensino Superior: Estudo de caso da UNILA (UNILA)
06/06/2024 das 15h30 às 16h00 – Sessão Pôster 4: Infra, Segurança e Projetos1 – Uma ferramenta baseada em shell Linux para facilitar o gerenciamento de redes (UFAL)
2 – Integração Multicampi de Comunicação VoIP usando VPN site-to-site na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
3 – Concepção de uma proposta de identidade visual para o novo sistema acadêmico da UFG (UFG)
4 – Mapeamento e melhoria do processo de gestão de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) na UFPA (UFPA)
5 – Módulo de gerenciamento de resíduos: Cobalto UFPel (UFPEL)
6 – Implantação de sistema de Service Desk Unificado. Estudo de caso na UFRGS (UFRGS)
7 – Quinze anos do CITI UFRGS/HCPA e nenhum serviço prestado (UFRGS)
8 – Transparência e eficiência: A contribuição do Painel Estatístico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
9 – Conexão Federada entre Google Workspace e Microsoft 365 (UNIFAL)
10 – Desenvolvimento e interoperabilidade: Vantagens da Utilização do Conecta gov.br na Integração de Dados em Sistema de Gestão de Estágios (UNIFAL)
11 – Relato da Implementação do Google reCaptcha v3 em 3 Sistemas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)